quinta-feira, 20 de junho de 2013

Situação Aprendizagem

Situação Aprendizagem  do último encontro presencial DE- Lins Prof.ª Michelle 
 TEXTO – PAUSA (MOACYR SCLIAR)
 1.  SONDAGEM INICIAL
Ø  O que o título sugere?
Ø  Você já sentiu vontade de fugir de alguma situação cotidiana?
Ø  O quê?
Ø  Por quê?
Ø  Para onde sua imaginação o levou?
Ø  Se fosse real, que atitude tomaria?

2.    SOBRE O AUTOR
Ø  Já ouviu falar sobre Moacyr Scliar?
Ø  O que sabe sobre ele e suas obras?
Ø  Levá-los a fazer uma pesquisa (Uso da Sala de Informática).
Ø  A que gênero pertence?

3.    LEITURA SILENCIOSA E COMPARTILHADA

4.    VOCABULÁRIO
Ø  Grifar as palavras desconhecidas no texto.

5.    LEITURA DE IMAGENS
Ø  Jornaleiro;
Ø  Guindaste;
Ø  Cais;
Ø  Bacia de se lavar.

6.    INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO DE TEXTO
7.    INTERTEXTUALIDADE
Ø  Música – Cotidiano (Caetano e Chico)
 
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café

Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão

Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão

Toda noite ela diz pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor

Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

Link: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/cotidiano.html#ixzz2WeyYKwww
8.    RELATO DESCRITIVO (ESTRUTURA)
9.    TIPOS DE DISCURSO
Ø  Relacione o texto com o seu cotidiano.
Ø  O que você faz de diferente no domingo?
 QUESTÕES

1     Ao ler o texto, qual a sua impressão em relação ao título “Pausa”?
2.    Por que você acha que Samuel saía todos os domingos de casa?
3.    “Isidoro” e “Samuel” eram a mesma pessoa? Justifique sua resposta extraindo trechos do texto.
4.    Na sua opinião, qual a intenção de Samuel ao refugiar-se em um hotel pequeno e sujo?
5.    “O senhor diz isto, mas volta sempre – observou o homem rindo”. Esta passagem do texto quer dizer que:
(     ) O gerente conhecia Samuel.
(     ) Samuel era um mentiroso.
(     ) Samuel já estivera naquele local por diversas vezes.
(     ) O homem não queria que Samuel voltasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário