terça-feira, 4 de junho de 2013

Quando era criança e estudava na escola estadual Minervina Sant Anna Carneiro em Lins tive uma experiência de leitura que jamais esqueci, minha professora da 1ª série Maria de Lourdes nos levava para a sala de leitura o lugar era imensamente lindo pois tinha desenhos coloridos de vários personagens na parede, as almofadas eram grandes e vermelhas, o tapete era macio e azul e ela nos deixava escolher o livro. Escolhi o livro com o título Lucia já vou indo da autora Maria Heloísa Penteado a história me despertou tanto que até hoje a sei decor. Adorava quando ela nos levava, pois a sala de leitura para mim era um lugar de encanto e magia. Na 1ª série muita coisa aconteceu, pois descobri como escrever nunca me esqueço de quando peguei o lápis e a professora me conduziu isso foi o máximo escrever meu nome ela era uma pessoa muito calma e compreensiva sempre passava em todas as carteiras inclusive na minha  para ver se estava fazendo tudo certo e isso me marcou. Recordo-me de todas as minhas professoras do ensino fundamental ciclo I.  

2 comentários:

  1. Minha experiência com a leitura acorreu por volta dos meus quatro anos de idade, sempre deparava com os livros da minha mãe pelos cantos da casa. Meus avós me presenteavam com muitos livros infantis e com revistas passatempo (Picolé), estava sempre em contato com a leitura e escrita.Cresci no meio de pessoas que tinham hábitos de leitura e da escrita.
    A leitura para mim é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, ela me leva ao mundo do conhecimento no qual viajo pela realidade, fantasia e viagens fantásticas. Gosto de leitura diversa.

    ResponderExcluir
  2. ^DEPOIMENTO SOBRE LEITURA:
    Quando criança contava as horas para ouvir no rádio as histórias infantis. Tinha compromisso com o rádio, colava meu ouvido e não gostava que ninguém atrapalhasse. Então chegou o melhor presente...Tinha cor vermelha na capa, capa dura, tinha todas as histórias que eu ouvia e tinha imagens...Tinha uma princesa que meu pai dizia que parecia comigo, pois ela tinha longos cabelos loiros. Conservo os cabelos loiros, mas agora são curtos. O tempo acrescentou os óculos, mas são coloridos. Conservo também o gosto pela leitura, mas hoje estou mais para “Danuza Leão”, leio tudo, inclusive a própria (que eu adoro), tenho vários interesses..., como professora não posso deixar o “Antonio Candido” de lado, sábias palavras, e como cidadã tenho que concordar com “Marilena Chauí”. Na escola, a discussão sobre “Capitu” me marcou. Anos depois, formada, encontrei minha professora. Éramos agora companheiras. Não tive dúvidas, fui novamente contestá-la: Capitu não foi uma traidora! Ela riu ao me reconhecer e disse que eu continuava a mesma aluna que ela sempre tivera orgulho...Como “Clair” ainda quero escrever , não poesias,mas contos, muitos contos... Ainda tenho muita coisa para “contar”.
    MÔNICA C.P.C. MARQUES.


    ResponderExcluir